terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

- Teorias do comportamento – As teorias do comportamento, da qual os principais representantes são Watson, Skinner e Bandura, apresentam vários matizes. O behaviorismo, perspectiva teórica cujo expoente mais influente foi Skinner (1904-1990), destacava o papel do ambiente e da aprendizagem e entendia que tal como os animais as pessoas têm que ser estudadas objectivamente. O que importa é o comportamento manifestado. Prescindem do substrato biológico do comportamento (herança, controle hormonal) e dos estados subjectivos (sonhos, alucinações). Ao contrário do modelo psico-dinâmico, não se tem em consideração os processos inconscientes. O interesse centra-se somente nos estímulos, nas respostas e nos processos fundamentais de condicionamento que levam as pessoas a agir em modos muito determinados. Afirmam que as acções humanas são influenciadas pela experiência e pelo ambiente. O conceito básico é a aprendizagem. O comportamento configura-se quase sempre pela aprendizagem. A aprendizagem é um processo que modifica a capacidade de actuar do sujeito. Isto de uma forma relativamente estável. Está relacionada com uma enorme gama de actividades, não se aprende apenas as capacidades e conhecimentos mas também as atitudes, os sentimentos, os preconceitos, os valores e os esquemas intelectuais. Fala-se de aprendizagem por observação e por reforço. A aprendizagem por observação dá-se quando o comportamento de uma pessoa se modifica, a partir da percepção do modo de comportamentos de outras pessoas. O mecanismo subjacente é a identificação. A aprendizagem por reforço dá-se quando o modo de comportar-se está acompanhado de uma situação agradável ou seja, é reforçado, consolidado e confirmado. Assim é natural que se aumente a frequência da conduta.

Na próxima semana teremos em conta as teorias humanistas.

Irª. Fátima Semblano

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