quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DESPORTISTAS

Viva o Cristiano Ronaldo, o maior! E vivam todos os outros – às carradas – que caíram na graça de serem louvados como heróis, aplaudidos como ídolos e sei lá que coisas mais! Eu sei e toda a gente sabe. Eu dou-me conta e toda a gente se dá conta. O mundo aplaude-vos, os meios de comunicação social elogiam-vos, os adeptos promovem-vos, as pessoas manipuladas idolatram-vos. E eu não deixo de sentir uma certa emoção ao verificar que os jornais, a televisão e a publicidade vos apresentam como as personagens a quem o mundo liga mais importância, muito mais que aos cientistas, aos sábios, aos políticos e até aos santos. Antigamente, pensava-se que as pessoas importantes eram de outro tipo: eram as que sobressaíam pela virtude e engenho, pela dignidade e honradez, pelo valor e generosidade, pelas acções exemplares, pela capacidade de serem referências na profissão, na inteligência, no trabalho e na santidade. Não é que vós, os desportistas, não tenhais todas essas virtudes e ainda muitas outras. O problema é que, se as tendes, aqueles que vos elogiam esquecem-se de as mencionar, ou escondem-nas por detrás das clubites e das paixões futebolísticas. Mas que havemos de fazer? Hoje sois vós as referências, sois vós os artistas, sois vós os maiores. Que Deus vos aplauda também.

Já que o mundo não tira os olhos de vós, e porque imagino que sois religiosos (pois vos vejo levantar os olhos ao céu quando as jogadas são de feição e fazer, quando entrais em campo, umas garatujas semelhantes ao sinal da cruz), atrevo-me a fazer-vos um pedido. Experimentai o gosto pela discrição, pela serenidade e pelos bons exemplos. Já que pusestes os vossos corpos e os vossos esforços ao serviço da estética, do desporto e da alegria – para que os homens, cansados do trabalho semanal, possam descontrair diante de um espectáculo harmonioso e entregar-se também à alegria do desporto – experimentai também ganhar troféus compatíveis com a vossa dignidade. Jogai sempre limpo, com lealdade. Não vos deixeis subornar, lutai quando vos aplaudirem e quando vos assobiarem. Lá virá o tempo em que haverá desportistas que não serão capazes de jogar limpo, tão embevecidos estarão com a carreira, com o prestígio, com as fotografias nos jornais e com o dinheiro. Sobretudo com o dinheiro. Ou melhor: com todo o tipo de manipulação que o dinheiro espevita e os facilitismos conservam e ampliam. Se for o caso, pela vossa parte estai vigilantes, sede coerentes e dai-nos exemplos de desportivismo e de moral.

Todos os bons desportistas, profissionais ou amadores, nunca podem ser pessoas instaladas. Pelo contrário. O desporto é um constante convite à desinstalação. Torna-se proibido agarrar-se à condição de estrelato, para que o trambolhão – se vier a acontecer – não seja de muito alto. Impõe-se aos bons desportistas o espírito de risco, de escolha, de renúncia, de procura, de entrega, de dádiva, de luta, de bom humor. Por isso... lutai no terreno da vossa vida familiar e social com a mesma intensidade com que lutais no terreno de jogo. E, já que os homens têm os olhos postos em vós, no fim tereis sido verdadeiros apóstolos com o vosso exemplo e tereis conseguido aquilo que já não conseguem os sábios e os mestres, – porque o mundo, idolatrando-vos, não faz caso de mais ninguém. Mesmo que tenhais batido recordes, ganho a bota de ouro pelos muitos golos marcados e sido os primeiros no prémio da montanha, mesmo que tenhais recebido muitas taças e vestido a camisola amarela, ganho o campeonato ou subido à primeira divisão, nada disso vos dará tanto prestígio como o que conseguis se fordes sempre «homens» cem por cento na dignidade e na honradez.
P. Madureira da Silva

1 comentário:

  1. Se muitos dos nossos bons desportistas - "senhores", heróis, ídolos, em qualquer uma modalidade - «conseguissem» ler este texto e experimentassem viver esta mensagem...sem dúvida alguma que a escolha de «Melhor do Ano» se tornaria bem mais difícil! Por outro lado, não sei se haveria júri habilitado a tão dificultada escolha!...
    Força rapazes! Aceitem o pedido!!!

    ResponderEliminar