terça-feira, 10 de março de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

· Que contributos podem dar as Teorias da personalidade, que temos vindo a descrever, na complexa tarefa do ser humano se descobrir a si próprio para chegar a ser ele mesmo?

As Teorias do comportamento – nesta teoria, como já referimos, insiste-se muito na importância da experiência ao ponto de se afirmar que ela modifica e até suprime as reacções inatas. Prescindem do substrato biológico do comportamento (herança, controle hormonal) e dos estados subjectivos (sonhos, alucinações). Como a palavra-chave desta teoria é a aprendizagem, entendem que o comportamento se configura quase sempre pela aprendizagem. Não se aprende apenas as capacidades e conhecimentos mas também as atitudes, os sentimentos, os preconceitos, os valores e os esquemas intelectuais. A aprendizagem é um processo que modifica a capacidade de actuar do sujeito. O interesse centra-se nos processos de condicionamento que levam as pessoas a agir em modos muito determinados. Daqui a importância da adaptação do sujeito ao ambiente. Pode-se pois entender como uma teoria determinista e, ao mesmo tempo, reducionista visto que todos os aspectos do comportamento são produto do ambiente e a pessoa é uma soma de costumes e de canalizações de necessidades. Mas também se pode aplicar alguns aspectos desta teoria a âmbitos da vida espiritual e da acção pastoral: as virtudes, por exemplo, são comportamentos que se aprendem e a ascese também pode ser compreendida como técnica para eliminar ou aprender algum comportamento. O treino desempenha um papel importante na conduta religiosa e é essencial na educação.

Ir.ª Fátima Semblano

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