terça-feira, 31 de março de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

  • Que contributos podem dar as Teorias da personalidade, que temos vindo a descrever, na complexa tarefa do ser humano se descobrir a si próprio para chegar a ser ele mesmo

Teoria da auto-transcendência na consistência – Esta teoria parte de uma abordagem interdisciplinar que entende a pessoa humana na sua totalidade e assenta no pressuposto que a vocação cristã consiste num chamamento que Deus faz ao homem que, pelo baptismo, passa a ser filho no Filho. O homem responde a Deus porque em si mesmo existe a capacidade de se auto-transcender teocentricamente esforçando-se em viver os valores auto-transcendentes. A exigência de uma identificação das componentes inconscientes às conscientes é necessária para identificar o que se opõe à auto-transcendência teocêntrica e ajudar a compreender a função positiva ou negativa dos valores e atitudes em busca do bem real, ou aparente, porque o homem também encontra, por diversas razões, limites que se tornam um obstáculo à auto-transcendência teocêntrica. Neste processo de discernimento de internalização dos valores ter-se-á sempre que perguntar se, de facto, a pessoa internalizou os valores ou se apenas se deu um processo de complacência ou de identificação não internalizante.

O homem não pode, portanto, buscar a auto-realização como fim em si mesmo, isto levá-lo-ia a centrar-se em si próprio. Esta teoria põe em relevo que o homem é chamado a uma abertura auto-transcendente em sentido teocêntrico. Deus chama o homem, na liberdade, para se auto-transcender no amor. O homem não tem como fim a realização pessoal. A realização pessoal surge como consequência da auto-transcendência teocêntrica. Este teoria, que tem em conta não só as forças intra-psíquicas do homem mas também os aspectos interpessoais e os factores sociais e culturais, presta um importante contributo para clarificar as predisposições motivacionais que influenciam na entrada e perseverança nas diversas vocações eclesiais. É por isso mesmo muito utilizada para o discernimento vocacional e o acompanhamento pessoal.


Irª. Fátima Semblano, SSI

Sem comentários:

Enviar um comentário