segunda-feira, 20 de abril de 2009

AS DEZ INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO!

Um grupo de vinte cientistas da British Science Association, seleccionou as dez invenções que mudaram o mundo, por ocasião da Semana Nacional da Ciência e da Engenharia. A lista, por ordem decrescente, publicada nos primeiros dias de Março passado em Inglaterra, é esta:

10. Sapatos desportivos (ténis) {Desde 1892}
09. O microondas
08. O cartão de crédito (dinheiro electrónico)
07. As SMS (mensagens de texto)
06. As redes sociais através da Web (Facebook, Tuenti, Twitter ou MySpace)
05. A consola Playstation {Desde 1994}
04. A comida take away (pré-cozinhada) {Desde a década dos 70}
03. O código de barras {Desde 1949}
02. O Walkman de Sony è MP3 è MP4 {Desde 1979}
01. O GPS (Global Positioning System) {Desde a década dos 60}

Verdadeiramente estas coisas mudaram o mundo moderno? Isso é o que, pelo menos, pensa a British Science Association. Quem subscreve apenas vê-se pessoalmente beneficiado pelas invenções nº 10, de quando em vez (sapatos desportivos), muito esporadicamente pela nº 09 (microondas), mais frequentemente pala nº 08 (cartão de crédito), rara vez pela nº 04 (comida pré-cozinhada) e forçosamente pela nº 03 (código de barras). As restantes invenções, para mim, até agora, é como se não existissem. Será que estou marginalizado do “mundo moderno” ou quiçá sou uma antigalha do mundo passado incrustada no mundo moderno?

E tu, leitor, és mundo moderno ou antigalha?

Definir a modernidade, o progresso, o desenvolvimento só pela técnica, as coisas, os meios, a capacidade aquisitiva de meios, não é redutivo e empobrecedor? É que não contam para a “modernidade” a dimensão espiritual, a intelectual, a moral e outras manifestações culturais e estéticas?

Este tipo de apresentações e concepções causam-me grande tristeza. Porque geram seres mostrengos, desumanizados, mas “modernos”.

Imaginemos , por exemplo, um jovem com todos os atributos das dez invenções: com GPS no carro, MP4 nos ouvidos, pagando com cartão de crédito preços marcados com código de barras, calçando sapatos ténis, passando horas na consola Playstation, enviando inúmeras SMS e aquecendo os pré-cozinhados no microondas. Eis um cabal homem actual, moderno! Mas este jovem tem pouca educação, menos cultura, sensibilidade roma, sociabilidade escassa, gostos primários, confunde a tipografia com a topografia, etc. “Valha-me Deus”, que diria Sancho Pança.

Desculpem-me ser hoje especialmente breve. Será que ainda não aqueci motores depois da paragem pascal?
E permitam-me aproveitar a oportunidade para desejar-lhes uma “santa e feliz Páscoa de Ressurreição”. Cristo, ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ómega. A Ele pertence o tempo e a eternidade. E é assim, por carecer da modernidade temporal das dez invenções e por ter a eternidade própria do Espírito de Deus. A Ele a glória e o poder para sempre. Amen.

P. Vicente Nieto

1 comentário: