terça-feira, 21 de abril de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

· Que contributos podem dar as Teorias da personalidade, que temos vindo a descrever, na complexa tarefa do ser humano se descobrir a si próprio para chegar a ser ele mesmo?

Na árdua tarefa de se descobrir a si mesmo, o homem dá-se conta que a realidade humana está constituída por elementos que não são facilmente integrados entre si. A vida do homem oscila entre pecado e graça, determinismos e liberdade, condicionamentos do passado e aspirações futuras, influência do inconsciente e racionalidade.

O ser humano, como temos referido, pode ser abordado de acordo com uma determinada definição da personalidade. Temos apresentado sucintamente algumas teorias da personalidade: teorias psicodinâmicas, do comportamento, humanistas, transcendentais e teoria da auto-transcendência na consistência.

Estas teorias procuram explicar o comportamento e a experiência do homem a partir de diferentes visões antropológicas. Apesar de não só existir uma grande variedade de modelos, como também modelos que se contrapõem, estas teorias dão-nos um valioso contributo para um maior conhecimento da pessoa humana. Os diferentes modelos ajudam a que o Homem tome uma maior consciência de si mesmo, dos seus condicionamentos, limites e possibilidades.

O conhecimento das distintas teorias permite-nos avaliar o nosso ponto de vista, as nossas acções e reacções. Sem deixarmos de reconhecer os limites destas teorias, temos que admitir que os seus conceitos básicos nos permitem a integração entre estruturas psíquicas e valores cristãos. Uma familiaridade com as teorias mais relevantes dá-nos a possibilidade de chegar a uma visão mais completa da natureza e essência da pessoa humana. Daqui a importância do seu estudo para um melhor conhecimento do Homem e, consequentemente, a sua utilidade para a acção pastoral.

Irª. Fátima Semblano, SSI

Sem comentários:

Enviar um comentário