terça-feira, 28 de abril de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

Nas semanas anteriores fizemos referência aos contributos dados pelas Teorias da Personalidade -que temos vindo a descrever-, na difícil tarefa do Homem se descobrir a si próprio para chegar a ser ele mesmo.

Nas próximas semanas, e dando continuidade ao objectivo de apresentar algumas linhas indicativas para um melhor conhecimento da pessoa humana, teremos em conta o Homem como ser inacabado, que passa por um processo de desenvolvimento ao longo da sua vida. A pessoa humana desenvolve-se em muitas direcções e em distintos modos e aspectos. Estudar o desenvolvimento da pessoa é uma tarefa muito abrangente. Também aqui se pode partir de diversas perspectivas. A Psicologia Evolutiva interessa-se pelas mudanças das pessoas ao longo do desenvolvimento da vida desde a concepção até à morte, ou seja, pelo ciclo vital.

O desenvolvimento pode ser definido como a aquisição de novas estruturas ou mudanças de uma estrutura -configurações dinâmicas- a outra. Estas aquisições ou mudanças dão-se na tensão devida à transformação operada da contínua diferenciação e integração. Pode-se falar em três momentos de desenvolvimento: presença (segurança, empatia, assimilação), ausência (insegurança, confrontação/conflito e acomodação) e transformação (integração, reconhecimento/respeito e adaptação). O desenvolvimento humano é dinâmico, permanente (para toda a vida), tem uma lógica interior, implica diferenciação e integração, é dialéctico e encontra obstáculos.

Nas próximas semanas apresentaremos alguns aspectos no processo de desenvolvimento da pessoa: emocional, psico-sexual, psicossocial, cognitivo, religioso e moral.

Irª. Fátima Semblano, SSI

Sem comentários:

Enviar um comentário