segunda-feira, 13 de abril de 2009

D. Manuel Mendes, apóstolo incansável

"Ai de mim se não evangelizar!" (I Cor 9, 1)

Neste Ano Paulino, proclamado pelo Santo Padre Bento XVI, somos levados a reflectir sobre o zelo apostólico do grande anunciador de Jesus Cristo: S. Paulo. Ele tudo deu para propagar a Boa Nova. Dir-se-ia que quis ser como uma pedra que, lançada a um lago, provoca ondulações de cada vez mais amplas: Paulo queria que a PALAVRA VIVA, que é Cristo, que ele proclamava, nunca deixasse de ecoar até ao fim dos tempos.

No seguimento de Paulo, muitos têm sido os que, pelos séculos fora, lhe seguiram as pisadas. Bem perto de nós temos um exemplo: D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Ler a vida deste Prelado Eborense, meditar nas suas palavras de ardente amor a Cristo e à Igreja, folhear as agendas onde, em geral, registava as principais actividades desse dia, é ter a certeza de que o seu coração pulsava continuamente pelo Senhor, para Quem queria viver e para Quem queria conduzir todo o rebanho que lhe fora confiado.

Registemos alguns dos seus apontamentos:

Em 1923, escrevia: "O zelo é por excelência uma virtude sacerdotal, é a característica e a razão de ser do pastor das almas. De zelo foi a vida de Jesus, de zelo tem de ser a vida do seu enviado."

E mais adiante, em 1928: "Como S. Paulo, eu quero ser, eu serei o "vencido por Cristo", o cativo, o prisioneiro de Nosso Senhor Jesus, preso a Ele para sempre, pelas cadeias do seu amor. [...] A minha vida pertence-Lhe e eu esconjuro-o a que ma tire antes que ela me sirva para Lhe dar o mínimo desgosto. Ou amar a Jesus, ou morrer... para O amar eternamente!"

Vinte anos depois, novas manifestações do seu zelo: "... Aos fiéis tenho que distribuir o pão da palavra divina, os sacramentos, sobretudo a confirmação, a maior assistência possível, já pela visitas pastorais, já pelas Missões. Tenho tanto que fazer!... as minhas ovelhas estão tão abandonadas, tão falhas de tudo!..."

Em 1936, anota: "Santa Igreja Eborense, como eu desejaria tornar-te bela aos olhos de Deus, como estimaria ver-te florida de virtudes e crescer em santidade os teus filhos! Por este ideal me quero sacrificar [...] Multiplicarei as missões ao povo, velarei pela elevação das conferências eclesiásticas e dedicarei ao Seminário cuidados muito particulares."

- Quanto ao seu quase contínuo peregrinar, falam os registos nas agendas de bolso:
"Preguei na Sé a 1ª conferência de Advento. - Segui à tarde para Estremoz, a fim de pregar um retiro às Filhas de Maria. - Preguei na novena da Imaculada Conceição em Santo André." (2-XII-1928) - "Missa na Igreja do Carmo para distribuir a comunhão aos estudantes de Évora. - Preguei na Sé a 4ª conferência quaresmal sobre o matrimónio (fidelidade conjugal) - Fui a Elvas presidir à procissão de Passos. - Começou em Évora o retiro dos seminaristas, pregado pelo P. Mateo" (15-III-1931) - "Missa na Escola Comercial e Industrial de Évora para a comunhão pascal dos alunos e alunas. - Segui à tarde para o Assumar, onde preguei e crismei, seguindo depois para Elvas.(19-IV-1953)

Em 1953, a sua saúde começa a ressentir-se... E no dia 4 de Junho regista: "Assisti pontificalmente na Sé à Missa solene, mas não tomei parte na procissão, por causa da crise cardíaca de que estou sofrendo.” Nota semelhante se encontra no dia 4 de Abril de 1954: "Assisti à saída e à entrada da Procissão dos Passos mas não tomei parte nela por ter o coração avariado.” Mesmo assim, o apostólico Prelado não pára: no dia 13 de Novembro do mesmo ano, de manhã está na Escola do Magistério Primário com os alunos, que recebiam a visita da imagem da Virgem Peregrina, faz alocução, preside a parte duma sessão solene e logo parte para a freguesia de S. Geraldo onde, no dia seguinte, celebra para as crianças da 1ª comunhão e administra o crisma.

O Servo de Deus veio a falecer no dia 30 de Março de 1955, vítima duma crise cardíaca, depois de um dia de intenso labor, e quando esperava ir ao encontro da Virgem Peregrina, que se encontrava na herdade das Sesmarias. Como S. Paulo, D. Manuel Mendes "combateu o bom combate"... só lhe restava ir para junto do Pai, para receber a coroa dos que servem fielmente, até ao fim!

Irª. Maria Helena Cordovil, SSI

Sem comentários:

Enviar um comentário