sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Comentário às Leituras do Domingo II da Quaresma (ano C)

Depois da experiência das tentações, às quais, a exemplo de Cristo, todos seremos submetidos, é-nos proposta, neste segundo Domingo da Quaresma, a experiência da transfiguração. Experiência que nos mostra a clareza da missão de Jesus e, em certa medida, a sua glória. A fidelidade à missão e a obediência à vontade do Pai trará humilhação e sofrimento, mas levará à glória, à vida eterna.

Descendência, terra e bênção. Esta é a promessa de sempre; esta é a promessa que conduz Abrão. A descendência numerosa será para Abrão, como para qualquer homem, força e poder; a terra prometida será sinal de estabilidade, segurança; a bênção, riqueza e bem estar. Promessa de um Deus certo e seguro a um homem fiel e confiado. A aliança entre Deus e o homem sela esta promessa e garante o compromisso à palavra dada. Ela dá segurança em Deus e responde às possíveis inseguranças do homem.

A Carta aos Filipenses é a condenação, por parte de Paulo, daqueles que põem a sua confiança na observação da lei, daqueles que acreditam que podem «conquistar a salvação». O fundamento da conversão, pelo contrário, é ver Deus, aceitar encontrá-l’O e admirá-l’O; melhor ainda é deixar-se procurar e encontrar por Ele. Deus intervem na vida concreta do homem, no meio das sua infidelidades; chama-nos, não obstante as nossas incertezas e as nossas dúvidas; dá-nos a certeza de que sempre nos precede.

A transfiguração é um acto de fé, é um gesto de confiança que Jesus dirige aos seus amigos e, ao mesmo tempo, um alegre assentimento com o qual os seus amigos respondem ao convite recebido do Mestre. Deus manifesta-se ao homem sempre em momentos de amizade, ou melhor, cria (gera) primeiro a amizade com o homem para depois lhe poder revelar a profundidade dos seus segredos. Jesus transfigura-se, manifesta-se naquilo que é, diante dos amigos, como se manifestará depois da ressurreição às pessoas que o amam e não aos seus adversários.
P. Francisco Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário