terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

- As Teorias transcendentais. O conceito chave destas teorias é a auto-transcendência. A Análise transcendental é uma expressão que aplica Viktor Frankl (1905-1997) ao seu método antropológico e psicoterapêutico. A análise existencial de Frankl -chamada também logoterapia ou terceira escola de Viena- procura compreender a existência humana a partir dos seus valores e significados potenciais.

O homem está orientado para um sentido. A auto-realização só se dá quando o homem se entrega a uma causa que está fora do próprio sujeito. Quando busca um sentido para a vida, quando se orienta para algo distinto dele, ou seja busca um significado. O conceito faz referência à capacidade radical do homem para ir além de si mesmo, capacidade de realização completa das suas potencialidades, de saber desenvolver uma tarefa em plena liberdade e responsabilidade. A realização do homem só é possível quando o sujeito deixa de se preocupar pela sua realização, esquecendo-se de si mesmo, e concentrando o seu pensamento fora de si. O homem só é verdadeiramente homem na medida em que vive esta auto-transcendência da existência humana.

O significado não diz respeito apenas a aspectos positivos da vida mas também a aspectos que costumam ser considerados negativos como a dor e a morte.

Compreende-se facilmente que este modelo, tal como o humanista, se apresente aberto à religião. Esta teoria sublinha que uma fé amadurecida constitui um dos caminhos através dos quais é possível atingir o significado único e original da própria existência.

Na próxima semana teremos em conta a teoria da auto-transcendência na consistência.

Irª. Fátima Semblano

Sem comentários:

Enviar um comentário