terça-feira, 12 de maio de 2009

CONSTRUIR-SE A SI MESMO

(continuação)

Desenvolvimento psico-sexual – Ao apresentarmos o tema do desenvolvimento psico-sexual vamos, resumidamente, apresentar a teoria de Freud sobre esta matéria. Freud aponta a existência de seis fases de desenvolvimento: fase oral; fase anal; fase uretral; fase fálica; fase de latência e fase genital.

Fase Oral - a zona oral é predominante durante os 18 meses de vida. As sensações incluem a sede, fome e estimulações tácteis. As necessidades centram-se na boca, lábios e em toda a zona oral. Uma gratificação/privação oral excessiva pode determinar fixações libidinais que levam a patologias. Bem resolvida constitui a base da estrutura de carácter e a capacidade para dar e receber sem dependência excessiva ou inveja, dá confiança.

Fase Anal - 1-3 anos. Grande intensificação dos impulsos agressivos. Controle dos esfíncteres. A obstinação, a tenacidade e a parcimónia derivam da fixação nas funções anais. Base para o desenvolvimento da autonomia pessoal e a iniciativa.

Fase Uretral - Prazer que produz a micção e a retenção urinária. Fase de transição entre anal e fálica. Controle e vergonha. Sentido de orgulho e auto-competência.

Fase Fálica - Dos 3 aos 5 anos. Atenção e interesse pela zona genital. Complexo de Édipo. Abarca todo o desenvolvimento neurótico. Curiosidade sem confusão, iniciativa sem culpa, domínio dos impulsos.

Fase Latência – Dos 5 - 6 anos até 11-13 anos. Relativa inactividade das pulsões sexuais. Falta de desenvolvimento dos controles internos ou o seu excesso. Consolidação e integração.

Fase Genital – Dos 11 aos 13 anos até à juventude. Maturidade psicológica dos sistemas sexual e hormonal. Incipiente personalidade adulta, identidade difusa. Base para o desenvolvimento maduro da personalidade.

Na próxima semana abordaremos o desenvolvimento psicossocial.

Irª. Fátima Semblano, SSI

Sem comentários:

Enviar um comentário