terça-feira, 4 de maio de 2010

Pastor Hermae: a herança do judeo-cristianismo

Breve resumo doutrinal. Estrutura e conteúdo

Herm apresenta-se, tal como o podemos ler hoje, materialmente divido em três partes: cinco Visões, doze Mandamentos e dez Parábolas. Todavia, tais títulos apresentados pelo próprio documento não correspondem exactamente ao seu conteúdo . Assim, segundo o conteúdo e a lógica interna da obra, esta pode, pois, dividir-se em dois grandes e distintos blocos: um que compreende as quatro Visões e um que inclui a quinta Visão, os doze Mandamentos e as dez Parábolas. Se, no primeiro bloco ou primeira parte, a figura central é a Igreja que se apresenta a Hermas sob o aspecto de uma nobre senhora, no segundo bloco ou segunda parte o personagem central é o “Anjo da Penitência” que dialoga com Hermas, sob as aparências de um pastor (“O Pastor...o Anjo da Penitência”) (25,7).

Hermas começa por recordar o encontro que teve com a sua antiga e formosa Rode quando esta se banhava mas margens do rio Tibre, tendo-a momentaneamente desejado para sua esposa, ele que já era casado.

Algum tempo depois, tendo essa tal Rode já falecido, e quando se dirigia para Cumas, Hermas teve a sua primeira Visão, na qual a sua antiga patroa e o repreende pelos desejos ilícitos que nutrira em relação a ela, pro-metendo-lhe, ao mesmo tempo, o perdão de Deus. Hermas continua, porém, perturbado pela severidade dos juízos divinos e é neste estado de espírito que lhe aparece a Igreja, sob as vestes de uma mulher idosa, e lhe explica a verdadeira razão da ira divina, ou seja, o mau comportamento da sua família, especialmente dos filhos, responsáveis pelas desventuras de Hermas. Depois, a mesma mulher (Igreja) lê-lhe um livro repleto de ameaças contra os pagãos e apóstatas e de encorajamento aos cristãos fiéis.

A segunda Visão, acontecida um ano depois, desenrola-se em quatro momentos. Primeiro, aparece a mulher idosa que oferece a Hermas um pequeno escrito para que ele o copie. Quinze dias mais tarde, é-lhe revelada a compreensão do conteúdo desse escrito e que retomava tudo quando já tinha sido dito na primeira Visão: os filhos de Hermas tinham pecado gravemente, mas Deus encarregaria o seu pai de os exortar à penitência, a eles e aos outros cristãos pecadores. Tal penitência é assegurada a todos os crentes e abrange todos os pecados passados, mas será a última oportunidade. Trata-se efectivamente de uma espécie de jubileu extraordinário que precede a “grande tribulação” que se aproxima. Num terceiro momento desta Visão, aparece uma jovem a revelar a Hermas a identidade da mulher idosa: ela é a Igreja, a “primeira de todas a ser criada”. Finalmente, num quarto momento, e pela terceira vez, a Igreja apresenta-se ao autor dando-lhe ordens para a difusão do referido escrito.
Drª. Teresa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário