terça-feira, 11 de maio de 2010

Pastor Hermae: a herança do judeo-cristianismo

Breve resumo doutrinal. Estrutura e conteúdo.

A terceira Visão compreende, por sua vez, cinco momentos. No primeiro, a Igreja surge a Hermas durante a noite, a fim de marcar um encontro com ele numa seara para uma importante revelação. No dia seguinte, e num segundo momento da Visão, e no local e hora combinados, Hermas encontra-se com a mulher que lhe aparece acompanhada de seis jovens. Depois de o convidar a sentar-se diante dos presbíteros, mostra-lhe uma grande torre que está a ser construída, sobre as águas e com pedras de diversas qualidades, pelos seis jovens e que lhes são trazidas por milhares de operários. Segue-se a explicação das múltiplas alegorias desta Visão. Num terceiro momento, a Igreja mostra a Hermas sete mulheres que sustêm a torre e personificam as sete virtudes cardeais. Depois, encarrega-o de, no espaço de três dias, transmitir aos fiéis e seus chefes uma severa admoestação. Finalmente, a Igreja, transportada pelos seis jovens, desaparece em direcção ao oriente. No quarto momento, a Igreja mostra-se, de novo, a Hermas, exortando-o a preparar-se, através da oração e do jejum, para uma nova revelação pedida pelo próprio. Na noite seguinte (quinto e último momento) é um jovem que revela ao autor o mistério que tanto o intrigava e que dizia respeito aos diferentes aspectos assumidos pela mulher nas três visões em que se mostrara cada vez mais jovem. Tal rejuvenescimento significa, pois, a renovação operada na Igreja pelas revelações e penitência comunicadas por meio de Hermas.

A quarta Visão ocorre vinte dias depois. A caminho da sua casa, Hermas é surpreendido por um enorme monstro marinho que o persegue, mas consegue ultrapassá-lo sem que lhe aconteça algo de mal. A Igreja, que desta vez aparece nas vestes de uma virgem, revela-lhe que o monstro é figura da grande tribulação que se avizinha. Faz-lhe ainda saber que os cristãos podem, tal como Hermas, escapar a tal ameaça mediante a penitência e a conversão.

A partir da quinta Visão, o interlocutor de Hermas será um “pastor” que se apresenta, pois, como o “Anjo da Penitência” enviado pelo “Anjo Santíssimo” para permanecer com Hermas até à morte. Entretanto, o Pastor dá ordens para que o autor coloque por escrito os Mandamentos e Parábolas que lhe serão ditadas. Entramos, assim, na segunda parte da obra, na qual são ex-postas as orientações a seguir para uma renovada vida cristã após o perdão extraordinário anunciado por Hermas.
Drª. Teresa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário