terça-feira, 15 de junho de 2010

Pastor Hermae: a herança do judeo-cristianismo

Breve resumo doutrinal. Estrutura e conteúdo.

1-Cristo e o Espírito: Hermas não emprega nenhuma vez, ao longo da sua obra, os termos Jesus Cristo, ou Logos, mas sim Salvador, Filho de Deus e Senhor.

A cristologia de “O Pastor” tem suscitado, de facto, sérias dificuldades porquanto se pretenda encontrar neste autor uma teologia trinitária perfeita. Não é, de facto, o caso; o que não quer dizer que estejamos perante uma doutrina herética. Na verdade, segundo Herm, parecem existir duas pessoas em Deus: Deus Pai e Deus-Espírito-Filho. As passagens mais polémicas encontram-se concretamente na nona Parábola e, de forma mais significativa, na quinta: ”Depois de ter escrito os mandamentos e as parábolas do Pastor, veio ter comigo o Anjo da Penitência e disse-me: - Quero mostrar-te todas as coisas que o Espírito Santo, falando contigo em forma da Igreja, te mostrou. De facto, aquele Espírito é o Filho de Deus” (78(1),1). “O Espírito Santo que pré-existe e criou toda a criatura, Deus o fez habitar na carne que escolhera para si. Esta carne, pois, em que habitou o Espírito Santo, serviu bem o Espírito, caminhando em santidade e inocência sem o contaminar minimamente em nada. Tendo esta realmente vivido em beleza e castidade, tendo por companheiro o Espírito e cooperando em toda a acção, comportando-se forte e corajosamente, associou-se ao Espírito Santo. A conduta desta carne agradou, de facto, a Deus, porque quando portadora do Espírito Santo na terra, não o enxovalhou” (59(6),5-6). Segundo estas passagens, e tendo em conta uma leitura simples e superficial, parece que para Hermas a Trindade consiste num Deus Pai, numa segunda pessoa divina, o Espírito Santo que identifica com o Filho de Deus que assumiu a condição humana carnal e, finalmente, no Salvador, elevado à condição do próprio Deus.

Não é tarefa fácil, de facto, dissecar e sistematizar as ideias sobre os temas de Cristo e do Espírito tão presentes em Herm, cujo significado está longe de ser claro e coerente. Assim, no que se refere aos Mandamentos, fala-se aí uma vez de espírito (s) santo(s), ora no singular, ora no plural. Outras vezes, o redactor refere-se directamente ao Espírito Santo (veja-se, por exemplo, o quinto Mandamento). Umas vezes ainda é “um espírito que o toma pela mão” (1,3; 5,1); outras vezes, porém, é o espírito ou “os espíritos santos” (91) do homem ou que habitam nele (2,4; 16,9; 19,1; 20,3; 21,2). Noutras ocasiões é o próprio “Espírito Santo que fala sob a forma da Igreja” e é chamado, realmente, de “Filho de Deus” (78,1), como acabámos há pouco de verificar. Ora, a primeira constatação é a de que o autor designa “espírito” a uma série de potências ou entidades internas (vícios/virtudes) ou externas (anjos bons ou maus). Já nos evangelhos encontramos a visão arcaica do homem habitado por espíritos antagónicos que se excluem reciprocamente. Quando alguém segue a via da justiça e da virtude, o espírito bom habita nele. Basta, contudo, que ceda, por instantes, à ira ou à tristeza para que esse espírito bom seja sufocado ou expulso do templo interior que, neste caso, é ocupado por espíritos maus (Cf. 34,3-8; 41,6). Razão pela qual a tristeza constitui um duplo perigo, pois o homem triste não só contrista o Espírito que habita nele, como também o impede de rezar, porque “a prece do homem triste nunca pode subir ao altar de Deus” (42,2). Por isso, o Pastor exorta: “Arreda de ti a tristeza e não atrofies o Espírito Santo que habita em ti, para que não te acuse a Deus e não se afaste de ti. De facto, o Espírito Santo que foi dado a esta carne não suporta esta tristeza nem tal estreiteza” (41,5-6). E continua logo a seguir: “tal como o vinagre e o vinho, misturados no mesmo corpo, não mantêm o mesmo sabor agradável, assim também a tristeza, misturada com o Espírito Santo, não é capaz da mesma oração. Purifica-te, pois, de tal tristeza má e viverás para Deus. Todos os que sacudirem de si a tristeza e se revestirem de alegria total, viverão para Deus” (42,3-4).
Drª. Teresa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário