terça-feira, 22 de junho de 2010

Pastor Hermae: a herança do judeo-cristianismo

Breve resumo doutrinal. Estrutura e conteúdo.

2- Igreja e Baptismo: Segundo a terceira Visão, ninguém entra na Igreja (simbolizada na imagem de uma torre em construção) senão através do Baptis-mo: “Perguntei-lhe então: Porque é que a torre está a ser edificada sobre as águas, Senhora? [...] É que a vossa vida foi e haverá de ser sempre salva pela água. E a torre tem o seu fundamento na palavra do Nome do Omnipotente e Glorioso, e é governada pela força invisível do Senhor” (11(3)5). O baptismo é, pois, o fundamento da Igreja e o “selo do anúncio”: “Porquê, Senhor, pergunto eu, ascenderam do abismo também as quarenta pedras com eles, tendo já recebido o selo?- Porque, disse ele, estes apóstolos e doutores que anun-ciaram o Nome do Filho de Deus, tendo dormido o sono eterno na virtude e na fé do Filho de Deus, não só o anunciaram também aos que tinham adormecido primeiro, como lhes deram ainda o selo do anúncio. Desceram com eles à água e de novo subiram. Mas estes desceram vivos e vivos voltaram a subir. Aqueles, porém, que antes tinham morrido, desceram mortos mas subiram vivos. Por meio destes foram, pois, vivificados e conheceram o Nome do Filho de Deus. Por isso, também subiram com eles e foram ajustados à construção da torre e, sem serem talhados, foram utilizados na construção. Efectivamente morreram em justiça e em grande pureza. Apenas não possuíam este selo” (93(16),5-7).

“Receber o selo” ou “conhecer o Nome do Filho de Deus” é sinónimo, portanto, de ser baptizado, condição especial de tomar parte no Reino de Deus. Hermas, porém, acredita que os justos que morreram antes de Cristo receberam o baptismo pela mão dos apóstolos . Estava, pois, tão convencido Hermas de que o baptismo é absolutamente necessário para a salvação, que chega pois a dizer que os apóstolos e mestres desceram aos infernos (descensus ad inferos) depois da morte para baptizar os justos que haviam morrido antes de Cristo.
Drª. Teresa Pereira

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